Bem Vindo ao meu blog. Espero ajudar a entender e a procurar o que precisa.

Tire suas dúvidas , faça perguntas, busque a melhor forma de manter se em forma.

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Capital, Brazil
Fisioterapeuta formado pela Unesa, especialista em Terapia Manual Manipulativa, Membro da Comissão de Ética da Associação Brasileira de Crochetagem, Membro da Therapy Taping Association, Fisioterapeuta do Clube Rio Va'a de Canoa Polinésia, do Clube Carioca Adventure de Corrida de Aventura, fisioterapeuta da Clinica Orto Rio, da Clínica Clinfir e da Neuron 'n Therapeutycs

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Crochetagem - Aparelho Ortodontico




Os dentes são suspensos pelo ligamento periodontal, formando uma articulação gonfose. Após forças ortodônticas , as fibras do ligamento ficam estiradas, comprometendo a vascularização local, lesionando o endotélio vascular. Isso provoca dor e desconforto ao paciente ao mastigar e bocejar. A crochetagem promove um aumento significativo da vascularização através de rítimicas fricções longitudinais no espaço interdental, potencializando a histamina, este aumento da vasodilatação acelera a renovação do ligamento periodontal e a remoção das toxinas causadoras das irritações dolorosas fazendo com que diminua a dor e a permanencia do tempo de tratamento com o aparelho!


4 comentários:

  1. Olá Gustavo!!!
    Vc sabe me informar se existe algum artigo científico falando sobre a diminuição da permanencia do uso do aparelho ortodôntico quando este tratamento é associado ao tratamento de crochetagem? Existe algum dado percentual informando esta diminuição do tempo de uso do aparelho, quando é feita a crochetagem todas as vezes que o mesmo é reajustado?
    Caso vc tenha algum artigo científico,por favor, gostaria muito de tê-lo disponível, se possível, pois este assunto é de grande interesse para mim!!!
    Muito obrigada pela atenção!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Roberta!!! Primeiro me desculpe a demora! Bem artigo cientifico nao mas como trabalhamos bastante com essa tecnica para esse fim, em todos os casos!!! Posso te dizer que a redução e quase 80% do tempo do uso do aparelho! Fazemos em ate no maximo 48 hrs apos o reajuste mensal do dentista, apos isso, o alivio da dor nao e significativo e traçao do ligamento periodontal é menor. Ainda estamos trabalhando em cima desse assunto, e te avio de qualquer novidade! pode conferir tambem no site : www.crochetagem.com
    Abçs e espero ajudar

    ResponderExcluir
  3. Olá,você acha que a drenagem linfática manual nos gânglios linfáticos do buco-maxilo,do ocipital e do cravicular auxilia no alívio de dores e desconfortos decorrentes do uso de aparelhos ortodônticos?Você sabe de alguma literatura à respeito?Poderia indicar para mim?

    ResponderExcluir
  4. Drenagem e sempre bem vinda! pode ocorrer de ajudar no alivio da dor! Mas nao e um tto especifico. Nao custa tentar.

    ResponderExcluir