Bem Vindo ao meu blog. Espero ajudar a entender e a procurar o que precisa.

Tire suas dúvidas , faça perguntas, busque a melhor forma de manter se em forma.

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Capital, Brazil
Fisioterapeuta formado pela Unesa, especialista em Terapia Manual Manipulativa, Membro da Comissão de Ética da Associação Brasileira de Crochetagem, Membro da Therapy Taping Association, Fisioterapeuta do Clube Rio Va'a de Canoa Polinésia, do Clube Carioca Adventure de Corrida de Aventura, fisioterapeuta da Clinica Orto Rio, da Clínica Clinfir e da Neuron 'n Therapeutycs

sábado, 31 de outubro de 2009

Osteopatia

Osteopatia é um tratamento surgido nos EUA, cujo criador foi o Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917), que apresentou os princípios desta terapia natural.
É um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).
A osteopatia deve ser desmistificada, pois está baseada na anatomia, na fisiologia e semiologia, não deve ser considerada esotérica e sim cartesiana, não há receitas, mas sim um tratamento que se baseia em exame osteopático.
A validade da osteopatia é tão concreta que é recomendada e incentivada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como prática de saúde.
Dentro da filosofia osteopática a importância dada aos processos naturais do corpo é enorme e, por esse motivo, grande parte dos conceitos osteopáticos e mesmo seus procedimentos de tratamento são pautados nos mecanismos reguladores do sistema nervoso central e autônomo. Apenas fisioterapeutas podem ser osteopatas, desde que possuam curso de especialização na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário